Total de visualizações de página

SEGUIDORES. PARTICIPE TAMBÉM! EM BREVE VOU VISITAR O SEU BLOG. DEUS TE ABENÇOE!

Pesquise aqui

quinta-feira, 30 de julho de 2009

GRIPE A - H1N1


Escolas Públicas do Paraná foram fechadas hoje às 12 horas, previsão de retorno das aulas somente em 10/agosto.

A Secretaria de Estado de Educação do Paraná informa que as aulas das escolas da rede pública estadual estão suspensas a partir da tarde desta quinta-feira (30). A medida está sendo adotada como forma de prevenção à gripe A (H1N1). A secretária de Estado Yvelise Arco-Verde lembra que mesmo em casa, os estudantes devem continuar adotando as medidas recomendadas pela Secretaria de Estado da Educação para evitar a doença (Veja box abaixo). As aulas devem ser retomas no dia 10 de agosto. Mais informações a respeito serão divulgadas até o final da tarde.

BOX
Prevenção:
• Higienizar as mãos com água e sabonete após tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes das refeições e antes de tocar os olhos, boca e nariz;
• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
• Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis a cada uso) a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
• Não compartilhar talheres, copos, pratos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
• Evitar aglomerações e ambientes fechados (os ambientes devem ser mantidos ventilados);
• Cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de líquidos.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

INEP DIVULGA SIMULADO DO NOVO ENEM


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar um compilado de 40 questões-modelo do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para acessar o simulado, acesse o site da instituição.
O objetivo da divulgação dos testes é mostrar aos 4,5 milhões de estudantes que farão a prova, nos dias 3 e 4 de outubro, o caráter do novo Enem - reformulado em sua versão 2009.
Serão divulgadas dez questões para cada uma das quatro áreas avaliadas: ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Os quatro arquivos serão disponibilizados em formato pdf, cada um com seu devido gabarito.

DIA DOS PAIS III - Sugestões de Atividades



Use a sua criatividade e monte apresentações, teatros, jograis com essas sugestões.

Outra dica é escrever Papai : se forem dois irmãozinhos, por exemplo, o primeiro "P pé de tinta" é feito como o pé do irmão mais velho e o segundo "P pé de tinta" do irmão menor.
MÚSICA - PAPAI MEU AMIGÃO(Melodia: ciranda cirandinha)
Papai meu amigão
Hoje eu vou comemorar
Vou te dar muitos beijinhos
E depois te abraçar
Com amor e com carinho
Do fundo do coração
Batam palmas pro papai
Que é meu GRANDE CAMPEÃO 


MENSAGEMEu vi...
Papai, quando você pensava que eu não estava olhando...
Eu vi você pegar meu desenho e prendê-lo na geladeira e, imediatamente, tive vontade de lhe fazer outro.
Eu vi você dar comida a um gato de rua e aprendi que devemos tratar bem os animais.
Eu vi você fazer meu suco favorito e aprendi que as coisas pequenas podem ser as mais especiais.
Eu percebi você me dando um beijo de boa noite e me senti amada e segura.
Eu vi você tomando conta da nossa casa e de todos nós, e aprendi que temos que cuidar daquilo que gostamos.
Eu vi você cumprir com todas as suas responsabilidades e aprendi que tinha que ser responsável quando crescesse.
Eu vi você cuidando do vovô e aprendi que devemos tratar bem aqueles que nos cuidaram na infância.
Eu aprendi a maior parte das lições que eu precisava para ser uma pessoa boa e produtiva.
Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi...
Feliz dia dos pais!

REFLEXÃOPedidos de um filho
1.Pai, não me dê tudo que peço. Às vezes peço somente para obter, para compensar, para chamar sua atenção.
2.Não me dê ordens. Se ao invés de ordens me pedisse as coisas com firmeza e carinho eu as faria rapidamente e com muito mais alegria.
3.Não me faças promessas. Se me prometer, cumpra as boas e más promessas. Se me prometer um prêmio, dê-me, mas também me dê o castigo, se prometido.
4.Não me corrijas as faltas diante dos outros, ensina-me a ser melhor quando estivermos sozinhos e com seu exemplo.
5.Não me compare com ninguém, principalmente com meu irmão ou irmã. Se me fizer sentir pior que os outros eu sofrerei muito mais.
6.Não grite comigo. Respeito-o mais quando você fala comigo e não me força a gritar também. 7.Deixe-me andar com meus próprios pés, ter minhas próprias emoções. Se você fizer tudo por mim, eu jamais terei a alegria de poder aprender.
8.Quando estiver enganado em alguma coisa, admita-o, pois crescerá muito mais a minha estima por você, e isso me ensinará a reconhecer meus próprios erros.
9.Trata-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que trata seus amigos, assim aprenderei com você o valor do respeito e da amizade.
10.Quando eu estiver atravessando momentos difíceis, ajude-me.Tente me compreender. Demonstre o seu amor por mim. Gosto de sentir que sou amado. Preciso de segurança para crescer. Atenda meus pedidos, pois só assim serei capaz de ser feliz.


INDICADO PARA TODOS
MEDICAMENTO – UM SANTO REMÉDIO

APRESENTAÇÃO – PAI vem em embalagens de diversos tamanhos e pesos.
USO – Adulto e pediátrico
COMPOSIÇÃO Cada 100 gr. de PAI possui em média: *10gr. de carinho, *10gr. de compreensão, *10 gr. de sinceridade, *10gr. de paciência, *0,0003gr. de broncas e *50 gr. de muito amor com firmeza...
PRAZO DE VALIDADE – PAI tem prazo de validade indeterminado.
INDICAÇÕES – Recomenda-se o uso de PAI caso sejam verificados sintomas como: mau humor, brigas com o(a) namorado(a). Decisões importantes, dúvidas cruéis, falta de grana, carência afetiva, falta de carro, baixo astral.
CONTRA INDICAÇÕES – cuidado e atenção especial ao administrar PAI em caso de notas baixas.
PRECAUÇÕES: Este produto pode causar dependência. Cuidados na interrupção no tratamento (principalmente nas férias). O uso prolongado de PAI, às vezes parece prejudicial, pode-se interromper bruscamente o tratamento, inclusive por motivo de viagem. Os primeiros dias de ausência do PAI parecem maravilhosos, mas crises agudas são frequentemente detectadas. Volte logo ao uso.
POSOLOGIA: CRIANÇAS E ADOLESCENTES – use e abuse de PAI, quanto mais usar, melhor. ADULTOS – “Não fique acanhado”, não é vergonha nenhuma usar o PAI depois de crescido. E lembre-se ”PAI é como pijama. Quanto mais velhinho, mais macio fica.”
ESTE MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO AO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Siga corretamente o modo de usar. Se não desaparecerem os sintomas, procure orientação de MÃE. (Autor desconhecido)

POEMAPara o meu papai amado
Um presente fui comprar.
Mas, na loja não havia O amor que quero dar!
- Escute Papai do Céu um pedido que lhe fiz: Ao meu papai dê saúde e uma vida feliz!"
Neste dia, papai eu quero, de coração,
Dar-lhe um beijo e um abraço
Em sinal de gratidão.
Neste domingo de agosto,
Com todo afeto e carinho, quero abraçar, com amor,
Meu querido Papaizinho.
Ao Papai de coração Eu desejo, neste dia Muitos anos de existência Saúde, paz e alegria!

FONTE: Vi lá no lindo blog da Patrícia http://aprenderecia.blogspot.com/

Ouça todos os sábados às 9 horas 
PEQUENAS SEMENTES, GRANDES PROMESSAS com a tia Iclea.
Sintonize a TODODIA 106,5 FM ou
acesse o site: www.fmtododia.com.br
Escreva para o programa: pequenassementes@fmtododia.com.br 

DIA DOS PAIS II - Sugestão de Atividades







Atividades para o Dia dos Pais que achei no blog da professora Cléa: (http://professoraclea.blogspot.com/2009/07/atividades-dia-dos-pais.html)

CNE pede inclusão de alunos especiais em escolas regulares

BRASÍLIA - Um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), ainda não homologado pelo Ministério da Educação (MEC), interpreta como obrigatória a matrícula de alunos com necessidades especiais em escolas comuns. A proposta reacendeu no Brasil a polêmica sobre os limites da inclusão, opondo entidades que defendem o direito de tratamento igual para todos.
O documento não tem força de lei, porém, se for aprovado, servirá para orientar o MEC e os sistemas na interpretação da legislação já em vigor no País, especialmente no caso de distribuição de recursos do Fundo de Financiamento da Educação Básica (Fundeb). O parecer reforça a posição da Secretaria de Educação Especial do MEC que, apoiada por entidades, entende que pais e governo têm o dever de garantir a matrícula de crianças com necessidades especiais em escolas de ensino comuns. O atendimento em instituições especiais seria complementar, no contraturno, e não substituiria o da rede regular.

A Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) divulgou na semana passada nota de repúdio ao parecer, dizendo que ele extrapola a legislação em vigor e que as escolas públicas ainda não estão preparadas para receber todos os alunos com deficiência. O documento diz ainda que a Secretaria de Educação Especial do MEC agiu de forma “oportunista e tendenciosa” e que seu objetivo seria extinguir as escolas especiais.
Em resposta, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down fez abaixo assinado de apoio à resolução. Um dos argumentos é que, sob o pretexto de que as escolas públicas não estão preparadas, a matrícula em escolas especiais reforça a segregação e adia o processo de inclusão dos deficientes em classes regulares. Pressionada pela Apaes e outras entidades, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados pediu ao ministro da pasta, Fernando Haddad, que não homologue o parecer. “Somos a favor da inclusão, mas não pode ser obrigatória e do dia para a noite.

Nem todas as famílias concordam e há casos de deficientes intelectuais severos que, quando incluídos na escola comum, são prejudicados em seu desenvolvimento”, afirma o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG), presidente da Federação Nacional das Apaes. Haddad disse que ainda não examinou o parecer, mas que não o homologará se entender que há conflito com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e com o decreto 6.571, de 2008, que trata do atendimento e financiamento da educação especial.


CULTO DE CRIANÇAS EM NOVA ESPERANÇA - 25 de julho

Um grande abraço ao Pastor Navarro e sua esposa, a querida irmã Maria, a todas as professoras também que organizaram um lindo culto para a criançada e muitos beijinhos para as crianças.

Lição Biblica: A arca de Noé.

Ensino: Noé era um homem obediente a Deus, ele ouviu a voz de Deus e fez tudo o que Deus lhe mandou fazer. E isto não foi fácil, pois, todos riam de Noé e de sua família. Porém, disposto a obedecer a Deus, Noé em terra seca construiu a grande Arca, os animais de dois em dois entraram e quando o dilúvio chegou ele e sua família foram salvos.





sexta-feira, 24 de julho de 2009

Lançamento nacional do DVD Aline Barros e Cia - 2 em Outubro

O lançamento do novo CD da Aline Barros em outubro certamente será um ótimo presente para a garotada no Dia das Crianças.

Assista o trailer e dê a sua opinião....


quarta-feira, 22 de julho de 2009

CONGRESSO DE CRIANÇAS EM MAUÁ DA SERRA - 18 e 19 de julho


Neste final de semana estive pregando na Igreja Assembléia de Deus de Mauá da Serra/PR, no Congresso de Crianças do Campo. Para todas as professoras e as crianças um super beijo! Eu e as meninas estamos com saudades de vocês.

Tema: Arca de Noé.


Domingo à tarde a Lição Bíblica foi de Daniel na Cova dos Leões.
Ensino: podemos ter a certeza de que se formos como Noé, Daniel, e outras personagens biblicas, que sempre confiavam em Deus, Ele sempre irá cuidar de nós e da nossa família.
Relação com o tema: Noé confiava em Deus e fazia tudo o que Deus ordenava, assim como Daniel. Dest forma além de serem salvos puderam ver o cuidado de Deus e o amor de Deus com as suas vidas.




Domingo de manhã a Lição Bíblica foi do Bom Samaritano.
Ensino: devemos sempre fazer o bem, amar o próximo, com isto, certamente, iremos agradar a Deus. Não devemos deixar os nossos talentos enterrados, todas as crianças são boas e podem fazer o que é bom e agradável ao Senhor.
Relação com o tema: Noé era justo e bom. O Bom Samaritano desta história, agiu corretamente, demonstrou amor e cuidado com o próximo, foi justo no seu julgamento e ajudou o homem ferido.




Sábado à noite a Lição Bíblica foi da Criação/Adão e Eva.
Ensino: como os seres humanos, a partir de Adão e Eva começaram a se afastar de Deus, fazendo cada vez mais coisas erradas e como Jesus deu a sua vida para nos resgatar do pecado.
Relação com o tema: Noé era um homem obediente a Deus. Não devemos fazer como Adão e Eva que deram ouvidos à serpente, mas, devemos ser como Noé que ouvia a Deus e O obedecia.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

MASSAS DE MODELAR


1 - Massa de modelar
2 copos (tipo americano) de água
2 copos (tipo americano) de farinha de trigo
1 copo (tipo americano) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher de cremor de tártaro (conservante encontrado em casas de festas)
Anilina nas cores preferidas.
Preparo:
Coloque todos os ingredientes na panela e misture. Leve ao fogo para cozinhar, mexendo com uma colher de pau, até soltar do fundo da panela.Retire do fogo e coloque a massa numa tigela deixando esfriar um pouco. Sove bem a massa para que fique lisa e macia. Conservar em saco plástico bem fechado. Dura mais ou menos 6 meses se bem conservada.

2 - Papel maché:
1 rolo de papel higiênico
1 copo de cola ou polvilho
1 colherinha de formol*
1 pacote de farinha de trigo
Preparo:
Picar o rolo de papel higiênico em pedaços e colocar em uma panela com água e ferver. Bater no liquidificador com bastante água e aos poucos. Coar em uma peneira e espremer. Colocar em uma vasilha o papel batido e espremido. Acrescentar o polvilho ou a cola, formol*(utilize luvas) e o trigo aos poucos até soltar das mãos e ficar uma massa bem firme. Modelar, deixar secar e pintar a vontade.


*O formol é tóxico quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, por via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea. Em concentrações de 20 ppm (partes por milhão) no ar causa rapidamente irritação nos olhos. Sob a forma de gás é mais perigoso do que em estado de vapor. Já foi comprovado, através de pesquisas, o potencial carcinogênico do formol.

EBF 2009 - Assembléia de Deus - Sede

Começa hoje a EBF em minha igreja.
A Giovanna e a Isabela vão estar lá, e você?
Não perca tempo, convide seus amiguinhos
e vamos todos para a Escola Bíblica de Férias!

MICHAEL JACKSON - Não há segunda chance.


Pelo Pr. Edmilson Mendes

Em 50 anos de vida, chances não faltaram. Voz privilegiada. Dança milimetricamente executada. Criatividade sedutora. Dotes artísticos reconhecidos. Michael Jackson teve tudo isso e muito mais. Teve os três "F's" mais desejados por todo artista: fama, fãs, fortuna. Teve mídia, governos, atletas e celebridades a seus pés. Nasceu negro, morreu esquisitamente branco. Tornou-se famoso pela voz e pelas músicas, morreu também famoso, só que muito mais pelas excentricidades e esquisitices da sua vida pessoal do que pelo talento como cantor.

Viveu o conflito da síndrome de Peter Pan, chegando aos 50 anos sem querer abandonar a infância. Tanto é assim que seu rancho, batizado de "Neverland" (Terra do Nunca), é alvo de curiosidades, histórias e críticas até hoje, seja pelas bizarrices, seja pelos supostos escândalos com abusos de crianças na propriedade.

De fato e verdade, nada se pode confirmar. Mas temos pistas. Não basta ser o "Rei do Pop". Reis, para chegar bem ao fim da vida, precisam prestar atenção ao destaque bíblico na biografia de todos eles: devem fazer aquilo que é reto aos olhos do Senhor. E porque devem fazer o que é reto? Porque não há segunda chance. Nossa vida é o nosso tempo. Michael teve 50 anos à sua disposição. Até o momento, Deus concedeu-me 45. Após o último e definitivo suspiro, findam-se as chances. Neste momento nossa sentença eterna já está determinada nas mãos do Pai.Michael Jackson sabia disso. Ainda que de forma torta, inconseqüente, não importa, ele sabia. Ele cantou isso, ficou milionário cantando isso. Seu clip de maior sucesso e repercussão no mundo foi Thriller em 1982, título do seu álbum mais vendido. Essa música fala de uma emoção macabra, numa noite onde o prazer mistura-se e identifica-se com o terror. Trechos da letra assustam no significado daquilo que comunicam:
"É quase meia-noite
E algo maligno está te espreitando no escuro
Você tenta gritar
Mas o terror toma o som antes
Porque isso é terror, noite de terror
E ninguém vai te salvar
Da besta pronta pra te atacar
Criaturas da noite chamam
E os mortos começam a andar
Esse é o final da sua vida
Eles estão lá para te pegar
Há demônios chegando por todo lado
Eles vão te possuir
Eu vou te salvar
Então deixe eu te abraçar forte
E dividir uma noite de terror
Assassina, arrepiante, assustadora".

A música tem sete estrofes, exatamente no centro, ela deixa claro o título deste texto: "Porque isso é terror, noite de terror, não há segunda chance". Por bem ou por mal, compreendendo ou não, aceitando ou não, reis e plebeus, famosos e anônimos, todos, sem nenhuma excessão têm que encarar a mesma verdade: não há segunda chance.Sem a intenção de espiritualizar o fato, depois do álbum Thriller, nunca mais a carreira de Jackson foi a mesma, transformando-se numa sequência de escândalos, dívidas e fracassos. Ou seja, de lá para cá sua vida tornou-se uma longa e triste "noite de terror".Infelizmente, Michael Jackson estava certo. As trevas são horríveis e letais. O maligno fica espreitando com demônios por todos os lados, exalando terror e morte. Fazendo do viver exatamente isso, uma noite escura, uma noite de terror, assassina, arrepiante, destruidora. E, quando ela acaba, ou nela nos acabamos, não há segunda chance.Mas, espere um pouco, você está vivo! Bem vivo por sinal! Em vida as chances não cessam. É como bem disse nosso irmão Lutero: "Se nos quisessem devorar demônios não contados, não nos podiam assustar, nem somos derrotados. E nada nos assustará com Cristo por defesa".

Fãs no mundo inteiro estão chorando a morte do seu ídolo. Pela família devemos orar, quanto ao mais a palavra final pertence somente a Deus. O que sabemos é que os mortos não ficam vagando por aqui a fim de provocar terror. Sabemos que os mortos em Cristo ressuscitarão para a eternidade, uma eternidade sem trevas ou demônios. Sabemos que nossa insubstituível chance foi dada na cruz. Sabemos que não importam os terrores impostos pelo nosso tempo, o nosso Deus segue sendo até o fim dos tempos um Castelo Forte, Espada e Bom Escudo! Paz!


sábado, 11 de julho de 2009

GRIPE A - H1N1

DIA DOS PAIS I

Daqui a um mês é o Dia dos Pais, está na hora de começar a pensar em como iremos homenagear os queridos papais. Peças teatrais, jograis, lembranças, etc.

"Honra teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra"

video

AGENDA


18 e 19/julho - Igreja Assembléia de Deus - Mauá da Serra - Confraternização de Crianças do Campo.
Professoras Ilma e Rosely com quem já tive contato, um super abraço e para todas as crianças muitos beijinhos.

25/julho - Igreja Assembléia de Deus - Nova Esperança - Culto Infantil.
Para as professoras Márcia, Dulce e a querida irmã Maria, um grande abraço. Para as crianças muitos beijinhos.

Estou orando por vocês.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

BRINCADEIRAS e JOGOS III


SOM E MOVIMENTO - os bebês e as crianças pequenas , naturalmente utilizam os sons e os movimentos para brincar, chamar a atenção dos adultos, se expressar, explorar novos ambientes. Assim, podemos, dizer que brinquedos musicais também envolverão movimento!

1) Continue a música...
As crianças formarão uma roda e precisarão de uma bola também. O repertório musical será as músicas que mais gostam ou aquelas que se referem a uma lição bíblica estudada, ou outra opção.
Brincando: quem estiver com a bola canta um verso da música e passa a bola para o coleguinha continuar o próximo verso e assim até acabar a música e começar outra música...

2) Jogo de estátua (de Teca Brito*)
"Brincar de estátua é um jogo que possibilita a vivência com o som e com o silêncio. Produzindo sons com os instrumentos (neste caso, apresentando diferente velocidades, intensidades e timbres) ou colocando trechos de gravações alternados com períodos de silêncio, as crianças se movimentam, reagindo corporalmente aos variados estímulos sonores ouvidos, e "transformam-se" em estátuas quando chega o silêncio.
É interessante trabalhar com diferentes exemplos musicais, com andamento rápido, moderado, lento, com ritmos que sugiram o galope de cavalos, pulos de sapos, o arrastar de cobras, etc."
3) Jogo dos animais (de Teca Brito*)
"As crianças podem mover-se imitando diversos animais, acompanhadas por sons: pulos de sapos, trotar de cavalos, vôo de pássaros, saltos de canguru, movimentos de macacos, elefantes, etc."
Variação: as crianças podem ouvir outros sons, como por exemplo, tambores, buzina, batida na madeira, etc e reagir como se elas fossem o som. As crianças irão se "transformar" no som.
*BRITO, Teca Alencar. Musica na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

BRINCADEIRAS e JOGOS II

BRINCADEIRAS DE RODA - são brincadeiras completas, pois, estímula o raciocínio, a memória, a música, o ritmo, a criatividade, entre outros.
Pode-se brincar de mãos dadas girando, dançando, fazendo gestos, imitações, etc.

1) Não atire o pau no gato
Não atire o pau no gato tô tô
Por que isso sô não se faz faz faz
Jesus Cristo tô nos ensina na
A amar, a amar os animais
Amém!

2) O coração do menino e da menina
O coração do menino e da menina
Que tem Jesus é diferente

Não é triste, nem zangado,
Aborrecido, ou assustado
Mas é feliz e sorridente!

Cante em roda fazendo as dramatizações que a letra da música sugere.

3) Alô! Alô!
Alô! Alô!
Aqui estamos nós. (com palmas bem animados)

Quietinhos vamos, pois, ficar pra Bíblia estudar. (cantar bem baixinho, quase susurrando)

E aprender a Jesus amar! (novamente com palmas e muita alegria)


quinta-feira, 9 de julho de 2009

BRINCADEIRAS e JOGOS I


Quanta risada, olhinhos brilhando, alegria, palmas, pulos, gritinhos alegres,... sabe o que é? São crianças brincando!Você sabia que, uma das coisas que a criança aprende quando brinca é amar e demonstrar o amor?Não perca tempo! Brinque com as crianças, pois, brincadeira é coisa séria.

1) Mestre mandou... ou Macaco disse... ou Maria disse...
Escolha o Mestre, (Macaco ou uma Criança) que comnda a brincadeira e é obedecido pelos demais jogadores. Ao dar ordens, ele poderá usar a expressão (senha) Mestre mandou...
Toda vez que falar a senha, os demais fazem o que estiver sendo mandado, mas quando não falar a senha, ninguém obedece.
Exemplo: Mestre mandou pôr as mãos nos joelhos: todos obedecem. Se disser apenas: pôr as mãos nos joelhos todos devem ignorar. Quem executar a ordem sem a senha deve pagar prenda, como por exemplo, imitar macaco, sapo, avião, falar um verso, canta uma música,...

2) Mamãe, posso ir?
Trace duas linhas paralelas, distantes por cerca de 8 metros.
Um participante é a Mamãe (ou Papai) e fica em uma das linhas. O restante do grupo, fica na outra linha, lado a lado e eles querem chegar até a Mamãe (ou Papai). Por isso eles perguntam, Mamãe posso ir? E a Mamãe, dá as ordens, por exemplo:
- dois passos de formiguinha (para frente ou para trás)
- cinco passos de canguru (para frente ou para trás)
- três passos de cachorro - andar catinhando ou de quatro - (para frente ou para trás)
- inventar outras formas...

3) Pique fruta
Escolher o pegador. Ele tenta apanhar os participantes que não cumprirem a seguinte regra: agachar-se no chão e dizer o nome de uma fruta. Só que o nome desta fruta só pode ser usado duas vezes. Se o participante esquecer e falar pela terceira vez o nome da fruta, o pegador o apanha e ele passa a ser o novo pegador.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

EBF 2009 JESUS - O PROFESSOR

LIÇÃO 05 - O BOM SAMARITANO
Lucas 10.30-37
Texto áureo: " Amarás o teu próximo como a ti mesmo" Lucas 10.27b

Um dia um doutor da Lei, perguntou para Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus pediu que ele mesmo falasse o que dizia a Lei sobre isso. O doutor como conhecia muito bem a Lei, deu a Jesus uma bela explicação dizendo: ”... Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” Lc 10.27
Então Jesus disse que ele respondeu corretamente e que deveria fazer isto para viver. Mas, o doutor da Lei não estava satisfeito e perguntou a Jesus quem era o próximo dele. Jesus contou-lhe uma história e é a seguinte:


Certo dia um homem descia de Jerusalém para Jericó. Era um caminho muito perigoso, pois, ladrões ficavam escondidos esperando por alguém para assaltarem tudo o que a pessoa tivesse.



E aconteceu que aquele homem foi assaltado por ladrões que além de roubarem tudo o que ele tinha, ainda bateram nele e o deixaram caído pelo caminho muito ferido, quase morto.




Depois de um tempo passou por ali, casualmente um sacerdote, que ao verem um homem caído e ferido passou para o outro lado do caminho, não quis nem saber do pobre homem e foi embora. Depois passou também um levita que da mesma forma foi para o outro lado, passou bem longe sem se importar, viu o ferido e foi embora.



Depois passou um samaritano, que ao ver o homem caído no chão todo machucado, quase morto, parou, desceu de sua cavalgadura, limpou os ferimentos com vinho e óleo.



Em seguida, colocou o ferido sobre o seu cavalo e o levou para uma hospedaria para tratar melhor dos ferimentos. No dia seguinte o samaritano deu ao dono da hospedaria dois denários e pediu que ele cuidasse do ferido do modo que fosse necessário e que na volta lhe pagaria o que faltasse.
Quando terminou de falar isto, Jesus perguntou ao doutor da Lei: qual destes três você acha que foi o próximo do homem que foi ferido pelos ladrões?
E o doutor da Lei respondeu a Jesus que havia sido aquele que cuidou dele.
Jesus disse ao doutor da Lei que ele deveria fazer o mesmo para herdar a vida eterna.









EBF 2009 JESUS - O PROFESSOR

LIÇÃO 04 JESUS É O PÃO DA VIDA
João 6.1-14 e 6.22-35


Texto áureo: " Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida..." João 6.35b

Multidões de pessoas ouvem Jesus durante o dia inteiro. Elas vêem Jesus curar os doentes. À tardinha elas estão com muita fome, mas não tem nada para comer. Mas um menino, trouxe o seu lanchinho, 5 pãezinhos e 2 peixes e deseja partilhar. Ele dá seu lanche a Jesus. Jesus ora sobre o alimento, e há alimento suficiente para alimentar a todos, com muita sobra. Jesus alimenta 5.000 homens, além de mulheres e crianças, de uma pequena quantidade de alimento.
Jesus viu a necessidade e alimentou mais de 5000 homens além de mulheres e crianças, de uma pequena quantidade de alimento, porque Ele as amava e reconheceu a necessidade delas. As pessoas que amam a Jesus ajudam a satisfazer as necessidades de pessoas de sua comunidade.
“Aquele que ensinou ao povo o meio de conseguir a paz e a felicidade, era tão solícito por suas necessidades temporais como pelas espirituais. O povo estava cansado e fraco. Havia mães com criancinhas nos braços, e pequenos pendurados às saias. Muitos tinham permanecido de pé por horas. Haviam estado tão intensamente interessados nas palavras de Cristo, que nem uma vez pensaram em sentar-se e era tão grande a multidão que havia perigo de pisarem-se uns aos outros. Jesus lhes deu oportunidade de descansar, mandando-os sentar-se. Havia no lugar muita relva, e todos podiam repousar confortavelmente”.
Àquela grande massa, fatigada e faminta depois de longo e emocionante dia, a singela refeição era uma prova, não somente de Seu poder, mas do terno cuidado que tinha para com eles quanto às necessidades comuns da vida.

Sugestões de atividades para esta lição:





terça-feira, 7 de julho de 2009

EBF 2009 JESUS - O PROFESSOR


LIÇÃO 03 - O RICO E O MENDIGO
Lucas 16.20-31

Texto aureo: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito para que, todo aquele que Nele crer não pereça, mas, tenha a vida eterna." João 3.16

Havia um homem rico que vestia roupas muito caras e sempre dava grandes festas. Havia também um homem pobre e cheio de feridas chamado Lazaro, que costumavam deixar perto da casa do rico.

Lazaro ficava ali, procurando matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico. E até os cachorros vinham lamber suas feridas. O pobre morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão, na festa do céu. O rido também morreu e foi enterrado. Ele sofria muito no mundo dos mortos. Quando olhou, viu lá longe Abraão e Lázaro ao seu lado. Então gritou:

- Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua porque estou sofrendo muito neste fogo!
Mas Abraão respondeu:
- Meu filho, lembre-se de que você recebeu na sua vida todas as coisas boas,porém, Lázaro só recebeu o que era mau. E agora ele está aqui gozando tudo isto, enquanto você está sofrendo. Alem disso, há um grande abismo entre nós, de modo que os que querem atravessar daqui até vocês não podem, como também os daí não podem passar para cá.
- Nesse caso, Pai Abraão – disse o rico – peço que mande Lazaro até a casa do meu pai porque tenho cinco irmãos. Deixe que ela vá e os avise para que assim não venham para este lugar de sofrimento.
Mas Abraão respondeu:
- Os seu irmãos têm Moisés e os profetas para os avisarem. Que os escutem!
- Isso não basta, Pai Abraão! – respondeu o rico. – Mas, se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí se arrependerão dos seus pecados.
E Abraão respondeu:
Se eles não ouvirem Moisés nem os profetas, não crerão, mesmo que alguém ressuscite.
Sugestão de atividade: Colorir o desenho e escrever o texto áureo.




SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA A LIÇÃO 02

A cada página impressa você terá um livrinho, mas, observe que tem as páginas 1 e 2 de menina e de menino. Espero que gostem! É um sugestão de atividade da Lição 2 (postagem anterior a esta)

Este lindo mini livro foi criado pela Sandra:
http://escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=4&t=1384

Adaptações no texto e formatação: Iclea Brito.

EBF 2009 JESUS - O PROFESSOR

LIÇÃO 02 - DOIS HOMENS ORANDO NO TEMPLO
Lucas 18.9-14
Jesus esta história para as pessoas que pensavam serem melhores do que as outras: Certo dia, dois homens foram ao Templo para orar a Deus. Um deles era um fariseu e o outro era um publicano.
O fariseu cheio de si, pensava que era muito bom e melhor do que todo mundo, orava assim:
- Ó Deus, eu Te agradeço porque não sou avarento, desonesto nem imoral, como os outros homens. Agradeço-Te também porque não sou como aquele cobrador de impostos que está ali. E eu ainda jejuo duas vezes por semana e Te dou o dízimo de tudo quanto ganho.
Coitado do publicano, mal podia levantar os olhos para o céu de tão envergonhado que estava, sabia que cobrava impostos do seu próprio povo, por isso ele apenas dizia baixinho e batia no peito:
- Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador! Realmente não mereço ser abençoado, mas ainda assim te peço, tem misericórdia de mim.
Jesus então explicou para aqueles que o ouviam:
- Foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.
Texto áureo: “Sonda-me, ó Deus,... vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmo 139.23-24
Sugestões de atividades: colorir o desenho e escrever o texto áureo.

EBF 2009 JESUS - O PROFESSOR


LIÇÃO 01: JESUS ENSINA UM MOÇO RICO

Lucas 18.18-30


Havia um jovem muito... muito... rico! Certo dia este jovem foi conversar com Jesus e lhe fez uma pergunta interessante:
- Bom Mestre, o que devo fazer, para conseguir a vida eterna?
Jesus lhe respondeu:
- Bem, você conhece os mandamentos: não matarás, não roubarás, não fale mentiras, honra a teu pai e a tua mãe,... Então o que você tem que fazer é obedecer aos mandamentos.
A esta resposta de Jesus, o jovem logo replicou todo orgulhoso:
- Ah! Isto tudo eu já sei e faço, eu sempre obedeci a todos o mandamentos!
Ouvindo isto, Jesus disse ao jovem:
- Porém, ainda lhe falta uma coisa. Você deve vender tudo o que tem, dar para os pobres e assim você terá um tesouro no céu, depois que você fizer tudo isto você poderá me seguir.
Quando o jovem ouviu estas palavras de Jesus, ficou muito triste, porque ele realmente era muito rico, tinha muitas propriedades, muitos empregados, muitos amigos, muitas coisas importantes para fazer. E assim o jovem foi embora, sem conseguir fazer o que Jesus lhe pediu.

Texto áureo: “... onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” Mt 6.21


Sugestões de atividades:



quarta-feira, 1 de julho de 2009

CONVITE EBF

Dá para colocar até quatro convites em um sulfite e reproduzir dezenas ou centenas para distribuir na comunidade.




Ouça todos os sábados às 9 horas 
PEQUENAS SEMENTES, GRANDES PROMESSAS com a tia Iclea.
Sintonize a TODODIA 106,5 FM ou
acesse o site: www.fmtododia.com.br

CARTAZ DIVUGAÇÃO EBF


LIÇÕES BÍBLICAS, SUGERIDAS, PARA UMA EBF

O tema desta EBF, “JESUS – O PROFESSOR”, trata de alguns ensinamentos que Jesus nos deixou e que estão registrados nos Evangelhos.
Relaciono a seguir as Lições Bíblicas desta EBF. Vamos estudá-las e apresentá-las às nossas crianças com amor e cheias da graça e do poder de Deus. Que o nome de nosso Senhor seja glorificado para sempre.

JESUS – O PROFESSOR

01 JESUS ENSINA UM MOÇO RICO - Lucas 18.18-30

02 DOIS HOMENS ORANDO NO TEMPLO - Lucas 18.9-14

03 O RICO E O MENDIGO - Lucas 16.20-31

04 JESUS É O PÃO DA VIDA - João 6.1-14 e 6.22-35

05 O BOM SAMARITANO - Lucas 10.30-37

PROGRAMA DA ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS

Preparar com antecedência um programa irá lhe ajudar a se orientar durante a direção do culto. Pense nas pessoas que irão auxiliar em cada atividade do dia anote e separe os materiais visuais, por exemplo: visual da oração, cânticos, história, lembrancinhas, etc.
No anexo 06 você encontrará uma tabela que é sugestiva para que você organize cada dia da EBF, portanto, faça cinco cópias, uma para cada dia.
Veja mais algumas dicas a seguir:
a) Saudação: receba as crianças e fale com elas com carinho e alegria;

b) Oração inicial: faça uma oração responsiva, pois, muitas crianças não sabem falar com Deus. Nesta oração adore ao Senhor, agradeça por todos que estão presentes, peça a presença do Espírito Santo, etc;

c) Louvores: adore a Deus juntamente com crianças com duas ou três músicas. Utilize visuais, gestos, palmas, etc; (anexo 07 – letras de cânticos)

d) Lição Bíblica: trabalhe a memorização do texto áureo, conte a história bíblica, faça pelo menos uma aplicação ao cotidiano das crianças;

e) Convite a Salvação e Oração: Explique o plano da salvação, faça o convite e ore por aqueles que receberam a Cristo como Salvador;

f) Divisão das classes: divida as classes por faixa etária. Exemplos/Sugestões:
- 2 e 3 anos: classe amiguinhos de Jesus.
- 4 e 5 anos: classe cordeirinhos de Cristo.
- 6 e 7 anos: classe soldadinhos de Cristo.
- 8 e 9 anos: classe Davi.
- 10 e 11 anos: classe Heróis da Fé.

g) Atividades: plano de freqüência.

h) Lanche: Pode ser servido na sala. Peça que alguém da cozinha faça a contagem com antecedência e na hora marcada leve para a sala o lanche. As crianças deverão estar aguardando, com a sala arrumada e mãos limpas para comerem o lanche.

i) Atividades: trabalhos manuais, oficinas.

j) Retorno: Leve as crianças novamente para dentro da igreja para ouvirem a história missionária e fazerem a oração de intercessão. Comece levando as crianças menores.

k) História Missionária: Este é um momento especial. Vamos contar para as crianças uma história verdadeira, de um missionário ou missionária. Após contar a história ore junto com as crianças intercedendo por aquele país, pelas crianças que moram lá e por suas famílias. Quando oramos em favor daqueles que estão necessitados, estamos fazendo missão. (anexo 08).

l) Perguntas sobre a história: faça perguntas referentes à história bíblica e a história missionária do dia, com o objetivo de avaliar e reforçar o ensinamento;

m) Oração final e encerramento: ore ao Senhor agradecendo e pedindo que guarde a todos no seu retorno para casa. Despeça as crianças com alegria, lembrando-os do dia seguinte;

n) Entrega de lembrancinhas: se for possível, entregue um cartão com o texto áureo do dia.

O QUE É ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS - E.B.F.?


É um programa educativo realizado durante as férias escolares em nossas igrejas onde as crianças realizam diversas atividades educativas, artísticas e tem contato com histórias bíblicas. O principal objetivo do seu programa é ensinar valores e atitudes baseados na Palavra de Deus, com este programa as crianças podem optar por um modo de vida melhor e aceitarem a Jesus como seu único e suficiente Salvador. Além de incentivar as crianças a freqüentarem a Escola Bíblica Dominical.
O programa de estudo bíblico da EBF que estaremos realizando será composto de histórias bíblicas, histórias missionárias, louvores, memorização de versículos e trabalhos manuais.
Sabemos que através deste trabalho estamos cumprindo a vontade de Deus para as nossas vidas, ensinando as crianças a serem sábias e escolherem Jesus como o seu Melhor Amigo (Provérbios 22.6 e Mateus 28.19-20)
Neste ano, em nossas EBFs, queremos ensinar nossas crianças a serem mais obedientes, reverentes e tementes ao Senhor, pois, estarão conhecendo mais Jesus e seus ensinamentos.

Profª. Iclea Cristiane Tafanetto
Diretora do Curso de Formação Resgatando Crianças para o Reino de Deus.
;
Ocorreu um erro neste gadget

Você já falou com Deus hoje?

Você já falou com Deus hoje?