Total de visualizações de página

SEGUIDORES. PARTICIPE TAMBÉM! EM BREVE VOU VISITAR O SEU BLOG. DEUS TE ABENÇOE!

Pesquise aqui

sexta-feira, 30 de maio de 2014

PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA

A PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA

ENSINO: Não importa onde você está. Deus sempre vai ao seu encontro.
Referência Bíblica: Lucas 15.1-10;  João 10.14; 1 João 1.9
Texto áureo: “Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca. ” Mateus 18.14

OBJETIVOS:
Ao final da lição as crianças poderão:
·Saber que os pecados nos afastam de Deus.
·Saber que Jesus se importa com cada vida que pertence a Ele.
·Saber que o arrependimento nos aproxima novamente do nosso Bom Pastor.

MATERIAL:
·Cartões com os nomes de animais escritos para o quebra-gelo.
·As SEIS figuras para ilustrar a parábola ou a almofada.

·Escolha uma atividade e faça uma cópia da atividade para cada criança.



QUEBRA GELO: Procurando...
Cada criança recebe um cartão com o nome de um animal que não mostra para ninguém. Sem poder falar ele imitará a voz do animal e procurará entre os outros alunos aqueles que tem a “voz” igual a sua e consequentemente são animais iguais. O grupo que conseguir ajuntar-se primeiro vence a dinâmica.
Vocês puderam ver que estavam perdidos no meio de tantos animais, e que somente quando passaram a ouvir e prestar mais atenção puderam ajuntar-se com seus semelhantes. Quando todos se encontraram ficaram felizes porque poderiam vencer o jogo. A história de hoje que Jesus contou fala exatamente da alegria que existe quando alguma coisa é achada.

VÍDEOS E MÚSICAS: 

https://www.youtube.com/watch?v=zwPxRMKlwng

  http://www.youtube.com/watch?v=8eLS7iIeeYM

https://www.youtube.com/watch?v=rDKgQH1yMNE




HORA DA HISTÓRIA: Lucas 15:1-10
Certa vez Jesus estava ensinando. Muitos cobradores de impostos que eram odiados pelo povo e pessoas que tinham fama de serem más estavam escutando.
Os fariseus que eram os homens que não gostavam de Jesus e que entendiam muito da Lei começaram a criticar Jesus e a dizer: “ Este homem se mistura com gente de má fama e come com eles!”. Jesus então contou-lhes uma parábola.
“Um pastor tinha cem ovelhas e ele amava cada ovelha do seu redil. Ele levava o rebanho a comer nos melhores pastos. Todas as ovelhas o seguiam obedientes, menos uma delas. Ela era muito inquieta e não seguia com atenção ao bom pastor, ficava entretida com coisas tolas. Aconteceu que
essa ovelhinha distraída um dia brincando se afastou do pastor e dos seus cuidados. Passado um tempo ela percebeu que estava num lugar perigoso e estranho. Ela não sabia voltar sozinha. E sem querer deu um pulo e caiu num barranco. Machucada e se assustada começou a berrar. Era o único
que sabia fazer.
O pastor que era muito responsável, contava todos os dias as suas ovelhas. Então quando contava percebeu que faltava uma delas, aquela que sempre que gostava de encrencas. O Pastor ficou muito triste porque amava muito as suas ovelhas.
O que ele fez? Deixou as noventa e nove pastando no campo e foi procurar a ovelha perdida no barranco até achá-la”.
Quando a encontrou ficou muito contente, pegou-a nos seus carinhosos braços e voltou com ela carregada nos ombros. Chegando em casa, chamou os amigos e vizinhos e disse: “Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida!”
Jesus então lhes disse: “ Do mesmo jeito haverá maior alegria no céu por uma pessoa de má fama e pecadora que se arrepende do que 99 pessoas justas e boazinhas que não precisam se arrepender.


APLICAÇÃO:
O Salmo 23.1 diz: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.”
Quem é este pastor do Salmo? Isso mesmo: Jesus.
Ele mesmo diz em João 10:14:
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem.
E quem são as suas velhas? Sim, somos nós que o recebemos nos nossos corações como Senhor e salvador.
Muitas vezes nós somos como essa ovelhinha distraída que em lugar de seguir de perto o nosso bom pastor, fazemos coisas que nos afastam do nosso Senhor. Essas coisas se chamam pecados.
·Você pode dar alguns exemplos de pecados? (Deixe eles responder) Mentir, roubar, desobedecer aos nossos pais, bater nos outros, dizer palavrões, etc. Essas coisas nos distanciam do nosso pastor. O que você acha que Jesus sente quando fazemos essas coisas? (Deixe eles responder)
·Será que Jesus, o nosso pastor nos deixa de amar quando pecamos? (Deixe eles responder)
NÃOOOOOOO! Ele jamais nos deixará de amar! Mas Jesus não ama pecados, assim como pastor não amava a desobediência da sua ovelhinha. E assim como o pastor foi atrás dela, Jesus também nos busca e nos diz: Venha filinho, abandone o pecado e volte comigo nos meus braços.
·Como podemos fazer para voltar ao braços do nosso pastor? (Deixe eles responder) Através do arrependimento, confessando os nossos pecados e pedindo perdão ao Senhor. Vejamos o texto de 1João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e
nos purificar de toda injustiça”.
Jesus é o seu pastor? Você já o recebeu como Salvador? (se tiver crianças novas esta é a hora de guiá-las em oração de entrega)
Você tem desobedecido ou feito coisas que o afastam do seu pastor o Senhor Jesus? (Deixe eles comentar o que fizeram)
Vamos fazer uma oração pedindo perdão ao Senhor? 


SUGESTÃO DE VISUAIS








TAMBÉM PODE-SE FAZER, COM MUITO AMOR E CAPRICHO ESTÁ ALMOFADA
FONTE:







SUGESTÕES DE ATIVIDADES








2 comentários:

Paz do Senhor Jesus! Obrigada por estar visitando meu blog e deixando a sua opinião. Que Deus continue a lhe abençoar grandemente.

;
Ocorreu um erro neste gadget

Você já falou com Deus hoje?

Você já falou com Deus hoje?