Total de visualizações de página

SEGUIDORES. PARTICIPE TAMBÉM! EM BREVE VOU VISITAR O SEU BLOG. DEUS TE ABENÇOE!

Pesquise aqui

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Menina Maisa não faz ideia do que está acontecendo, diz especialista

Por Paula Carvalho

Depois de chorar por dois domingos seguidos no "Programa Silvio Santos", a menina Maisa Silva voltou a ocupar o noticiário pela forma como o apresentador Silvio Santos a trata no vídeo. Ela completa sete anos nesta sexta-feira.
Para a psicóloga infantil Thais Guimarães, limites não foram impostos à garota.
No dia 12 de abril, Maisa puxou a peruca de Silvio Santos no ar e, há três semanas, disse que ele dormia no formol. A apresentadora mirim também é conhecida por ridicularizar os telespectadores do infantil "Sábado Animado". Maisa, completa sete anos nesta sexta-feira.
Especialistas acreditam que há negligência por parte dos pais "A menina abusa e o Silvio Santos abusa de volta", explica Guimarães.

"Há uma escalada de agressão e todo mundo vê e bate palma. Não é colocado limite a Maisa porque o público quer ver o circo pegar fogo." O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo está estudando tirar do ar o quadro "Pergunte para Maisa".
Segundo Guimarães, essa medida é apenas paliativa.
"Acho que muita coisa precisa ser feita. Não adianta só tirar do ar. A Maisa não faz ideia do que está acontecendo." Já o psicólogo Yves de La Taille, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), vai mais longe e diz que a pequena Maisa "não tem autonomia e tem de satisfazer a vontade de dinheiro e glória dos pais".
Os dois psicólogos concordam que há negligência por parte dos pais. "Os pais são os primeiros e os últimos a responder, porque não colocam limites", afirmou Guimarães.
"É um absurdo o que os pais e o apresentador fazem com a criança. A posição de Maisa no vídeo é um lugar que só os adultos poderiam ocupar. A criança precisa ter intimidade e ser preservada.
É bem típico da sociedade do espetáculo, em que a criança é vista hoje como um consumidor", analisa de La Taille. Menina Maisa e Silvio Santos apresentam um quadro no programa dele aos domingos Para de La Taille, todo mundo é culpado: os pais, o apresentador e o público "entregue a Silvio Santos. É mais subserviência e reverência à celebridade do que uma relação de crueldade".
Armação?
A colunista da Folha Bia Abramo voltou a escrever sobre Maisa no domingo (17), criticando o tratamento dispensado à menina no programa do dia 10 de maio.
Ao ver o episódio do último fim de semana, Abramo disse que "fazia tempo que não via nada tão horrível".
"A relação de Silvio Santos com a menina é muito perversa. Diante da espontaneidade da garota, forçam-na a tomar atitudes adultas, que parecem precoces, tratando-a no nível da brutalidade", afirmou a jornalista.
"Ela está todo dia na TV, só com adultos. Ela é completamente induzida. Isso é espontâneo ou é armação? Se ela estiver encenando, é quase pior ainda. Não é um contrato com uma atriz. Se foi algo mais ou menos ensaiado, ela está sendo induzida a violentar suas emoções pessoais", continuou.
Segundo a colunista, Silvio Santos sabe que a exposição de uma criança prodígio na televisão fascina o público. "Ele é um mestre em inventar necessidades do público. Na verdade, se cria a necessidade de se ver isso o tempo todo. Quem tem o poder no mundo do entretenimento não deve satisfazer a todos os instintos bestiais."
Além disso, ela ressalta que Maisa é objeto de inveja e ódio por parte do público. "Ela está na TV, ganha dinheiro, está sempre bem vestida, é íntima do Silvio Santos, algo que muitas pessoas veem como privilégio."
O SBT não quis se pronunciar sobre o assunto.
Fonte: Folha On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz do Senhor Jesus! Obrigada por estar visitando meu blog e deixando a sua opinião. Que Deus continue a lhe abençoar grandemente.

;
Ocorreu um erro neste gadget

Você já falou com Deus hoje?

Você já falou com Deus hoje?