Total de visualizações de página

SEGUIDORES. PARTICIPE TAMBÉM! EM BREVE VOU VISITAR O SEU BLOG. DEUS TE ABENÇOE!

Pesquise aqui

sexta-feira, 10 de julho de 2009

BRINCADEIRAS e JOGOS III


SOM E MOVIMENTO - os bebês e as crianças pequenas , naturalmente utilizam os sons e os movimentos para brincar, chamar a atenção dos adultos, se expressar, explorar novos ambientes. Assim, podemos, dizer que brinquedos musicais também envolverão movimento!

1) Continue a música...
As crianças formarão uma roda e precisarão de uma bola também. O repertório musical será as músicas que mais gostam ou aquelas que se referem a uma lição bíblica estudada, ou outra opção.
Brincando: quem estiver com a bola canta um verso da música e passa a bola para o coleguinha continuar o próximo verso e assim até acabar a música e começar outra música...

2) Jogo de estátua (de Teca Brito*)
"Brincar de estátua é um jogo que possibilita a vivência com o som e com o silêncio. Produzindo sons com os instrumentos (neste caso, apresentando diferente velocidades, intensidades e timbres) ou colocando trechos de gravações alternados com períodos de silêncio, as crianças se movimentam, reagindo corporalmente aos variados estímulos sonores ouvidos, e "transformam-se" em estátuas quando chega o silêncio.
É interessante trabalhar com diferentes exemplos musicais, com andamento rápido, moderado, lento, com ritmos que sugiram o galope de cavalos, pulos de sapos, o arrastar de cobras, etc."
3) Jogo dos animais (de Teca Brito*)
"As crianças podem mover-se imitando diversos animais, acompanhadas por sons: pulos de sapos, trotar de cavalos, vôo de pássaros, saltos de canguru, movimentos de macacos, elefantes, etc."
Variação: as crianças podem ouvir outros sons, como por exemplo, tambores, buzina, batida na madeira, etc e reagir como se elas fossem o som. As crianças irão se "transformar" no som.
*BRITO, Teca Alencar. Musica na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz do Senhor Jesus! Obrigada por estar visitando meu blog e deixando a sua opinião. Que Deus continue a lhe abençoar grandemente.

;

Você já falou com Deus hoje?

Você já falou com Deus hoje?