Total de visualizações de página

SEGUIDORES. PARTICIPE TAMBÉM! EM BREVE VOU VISITAR O SEU BLOG. DEUS TE ABENÇOE!

Pesquise aqui

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O MARAVILHOSO MUNDO DOS FANTOCHES - Parte I



O QUE É FANTOCHE?
Fantoche é um boneco animado por uma pessoa, diferindo da marionete pela forma de manipulação — o fantoche é manipulado internamente, ao passo que a marionete é, via de regra, suspensa por fios invisíveis.
O fantoche possui uma face com grande expressividade, sendo os braços e mãos movimentados pelos dedos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fantoche

QUANDO USAR FANTOCHE
Quando quiser ensinar... ensinar a viver, a amar, a contar, a cantar, a respeitar, a valorizar os pais e os amigos, ... através de histórias, músicas, peças teatrais, etc.
Use não apenas na igreja, mas, na escola, em acampamentos, festas de aniversários. EBFs, SBNs, ...
E lembre-se haverá sempre olhinhos satisfeitos a lhe dizer “muito obrigado” pelo seu amor, carinho, dedicação e zelo.

QUANDO NÃO USAR
Lembre-se o fantoche é um boneco. Então o fantoche não pode ir morar no céu, nem pode aceitar a Jesus, não pode convidar a criança a aceitar Jesus, não pode orar.


A CRIANÇA E O FANTOCHE
Mirly Cecílio de Oliveira

O mundo dos fantoches é, para a criança, um mundo maravilhoso e fantástico, que pode atuar em sua vida de forma educativa e instrutiva, pois ela se identifica com os personagens por eles representados, e se transforma, em função do modelo de vida por eles exemplificado. O trabalho de fantoches, além de proporcionar horas de lazer e divertimento às crianças, ajuda no seu desenvolvimento psico-social, espiritual e intelectual.

Desenvolvimento Psicológico
Ao ver e sentir as experiências do fantoche no desenrolar da história, a criança assimilará verdades que a ajudarão em sua vida cotidiana. Pela utilização de fantoches com textos apropriados, ela pode ser levada a se sentir mais segura, positiva, confiante, alegre; a ser mais verdadeira, honesta, etc.

Desenvolvimento Social e Intelectual
O professor poderá levar as crianças a participarem em grupo na confecção dos fantoches e na montagem do texto, atividade que, bem orientada, promoverá uma socialização sadia. Poderão também exercitar a mente quando estiverem ajudando a elaborar o texto (o conteúdo da peça, os diálogos entre os personagens, etc.), aprendendo, dessa forma, a organizar melhor idéias e pensamentos, e desenvolvendo a imaginação e capacidade intelectual.
O teatro de fantoches aproveita-se das avenidas de acesso representadas pelos sentidos, para conduzir a criança a experiências novas de valor inestimável. Problemas como timidez e inibição são minimizados quando a criança participa dessa atividade, seja na montagem do texto, na confecção dos fantoches ou na apresentação da peça, e ela se torna mais segura e positiva, o que contribui para sua socialização e desenvolvimento. (...)

Desenvolvimento espiritual
Verdades espirituais cristãs e valores morais podem ser ensinados através de fantoches, com reflexos altamente positivos no crescimento da criança. Os fantoches são um recurso maravilhoso para levar a criança a conhecer mehor a Deus e a sua vontade, já que poderá ensinar de forma clara as verdades e os fatos bíblicos. (...)
Os fantoches dão oportunidade ao professor a à criança de lidarem com conhecimentos, experiências, sentimentos e valores aprendidos com o mundo e com Deus, enriquecendo profundamente suas vidas.
Do livro citado de Mirly, coloco para vocês algumas sugestões de uso e confecção de fantoches












Um comentário:

  1. gostaria que vc me adicione no orkut pois tenho interesse no curso de fantoches bjos
    msvasco@superig.com.br

    ResponderExcluir

Paz do Senhor Jesus! Obrigada por estar visitando meu blog e deixando a sua opinião. Que Deus continue a lhe abençoar grandemente.

;

Você já falou com Deus hoje?

Você já falou com Deus hoje?